RN quer emplacar roteiro religioso no MTur | Currais Novos News

Pages

RN quer emplacar roteiro religioso no MTur


A cidade de Santa Cruz (RN), a 120 quilômetros de Natal, que há um ano atrai centenas de visitantes diariamente ao Complexo Turístico-Religioso do Alto de Santa Rita de Cássia, que detém a maior imagem católica do mundo (50 metros de altura), está desenvolvendo amplo mapeamento turístico para participar do edital do Ministério do Turismo que vai incentivar, com verbas e acompanhamento técnico, cinco roteiros de turismo religioso no Brasil (um em cada macrorregião).
Os documentos e estudos necessários para participar do edital precisam estar no Ministério do Turismo até 14 de agosto. O trabalho é bastante detalhado e técnico, comenta a secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, que contratou uma empresa sediada em Natal para auxiliá-la no projeto.
De acordo com a secretária, esta é a grande oportunidade para Santa Cruz se consolidar turisticamente. “O edital do Ministério do Turismo é muito criterioso, mas estamos cumprindo todas as etapas, como diagnóstico, inventário, pesquisa do perfil do visitante. Porém, mesmo que Santa Cruz não seja a escolhida, já teremos um estudo pronto para tentar parcerias com outras instituições de apoio ao turismo nacional. Vamos comprovar a viabilidade de Santa Cruz se tornar uma destinação turística do Rio Grande do Norte”, comenta Marcela Pessoa.
No final de semana passado, duas turismólogas aplicaram pesquisas entre os visitantes do complexo de Santa Rita. Entre as surpresas, a constatação de que o santuário está atraindo turistas internacionais, muitos deles motivados pelo próprio tamanho da imagem. Numa rápida comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, tem 30 metros de altura. Ou seja: pouco mais da metade do tamanho da imagem de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz (RN).