DECISÃO DO (STF) FECHA CERCO AOS AGRESSORES DE MULHERES | Currais Novos News

Pages

DECISÃO DO (STF) FECHA CERCO AOS AGRESSORES DE MULHERES



Homens agressores, dentro do ambiente familiar, não dependerão mais da vontade da vítima, segundo definiu o Supremo Tribunal Federal (STF). Por 10 votos a 1. O ministro Luiz Fux afirmou que a ideia da alteração é intimidar os agressores, já que, agora, eles saberão que a ação judicial continuará independentemente da vontade da mulher.
O Ministério Público pode entrar com a ação penal, em casos de violência doméstica, mesmo que a mulher decida voltar atrás na acusação contra seu companheiro. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), a violência doméstica cometida pelo companheiro ocorre em pelo menos 90% dos casos.
O STF julgou uma ação de inconstitucionalidade de autoria do Ministério Público. A instituição pedia que, nos trechos em que a Lei Maria da Penha condiciona a denúncia por agressões leves à vontade da vítima, o STF desse a interpretação para que o Ministério Público passasse a ter a prerrogativa de atuar. A ideia é que o Estado proteja a vítima quando ela se mostra incapaz de fazê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário