Jogos Escolares do Rio Grande do Norte são abertos oficialmente | Currais Novos News

Pages

Jogos Escolares do Rio Grande do Norte são abertos oficialmente



Mais de dois mil atletas participaram nesta quinta-feira (11/10), da abertura da etapa final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte, segundo a Polícia Militar. O evento ocorreu no ginásio do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e contou com a presença da secretária de Estado da Educação, professora Betania Ramalho, e do secretário de Esporte, Joacy Bastos.
A cerimônia foi marcada por apresentações culturais, desfile das delegações e o juramento do atleta, realizado pelo jogador de futebol de areia, Gerson Bruno Correa, aluno da Escola Estadual Castro Alves. Além disso, os atletas Wesley Ferreira, da Escola Estadual Padre Miguelinho, Roberta Manoela, do CEI, e William Alexandre, da Escola Estadual Luiz Gonzaga, dividiram a tocha olímpica durante corrida até o acendimento da pira. O encerramento se deu com a palavra da secretária Betania Ramalho, que abriu oficialmente os jogos.
Segundo a professora, um evento que chegou aos 42 anos com a grandiosidade dos JERNS demonstra o poder do esporte na escola. “Quantos desses alunos tem pais ou professores, que trazem lembranças muito bonitas de suas participações nos jogos?! Mas é importante buscar uma relação entre o esporte e o currículo da escola, fazendo com que os estudantes aprendam cada vez mais por estarem em convivência com os outros. Para isso, estamos estimulando os professores a introduzirem um novo conceito de esporte nas unidades de ensino.”, ressaltou Betania Ramalho.
Cerca de 13.500 atletas de todo o Estado participam da última etapa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNS, em Natal. Disputam a fase final as escolas da região metropolitana de Natal e as melhores colocadas nas etapas regionais. No total, foram inscritas nas competições deste ano 432 escolas e mais de 32 mil estudantes. De acordo com o coordenador de Desportos da Secretaria de Estado da Educação e responsável pelos JERNS, Osvaldo Gomes, somente na fase final, houve crescimento de mil atletas, em relação ao ano passado.
A novidade da edição 2012 é a Gincana Cultural, que somada às 28 modalidades tradicionais, busca dar um viés diferente aos jogos. O objetivo é integrar escolas, estudantes e professores em atividades que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, como apresentações culturais, produção textual e jogos de perguntas e respostas. Outro projeto que merece destaque é o Esporte Solidário, que irá repassar as latas de leite em pó arrecadas com a inscrição dos estudantes da rede particular para o Armazém da Caridade.

Assessoria de Comunicação da SEEC

0 comentários:

Postar um comentário