Nasa monitora asteroide que passa perto da Terra hoje | Currais Novos News

Pages

Nasa monitora asteroide que passa perto da Terra hoje

Essa é a maior aproximação de um objeto na órbita do planeta dos últimos 200 anos
asteroide nasa
Os cientistas da Nasa (Agência Espacial Americana) estão acompanhando o asteroide denominado como 2005 YU55 desde a última semana e que deve passar bem próximo da Terra nesta terça-feira (8). As observações feitas por radares apontam que a rocha espacial ficará mais próxima do nosso planeta por volta das 15h28 (horário da Califórnia, 21h28 pelo horário de Brasília). Segundo a Nasa, não há risco de colisão com a Terra.
O asteroide tem 400 m de diâmetro, equivalente ao comprimento de um porta-aviões e deve passar a uma distância mínima de 324.000 km, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384.000 km da Terra.
O potente radar do observatório de Arecibo, situado em Porto Rico, se unirá à equipe de vigilância no próximo dia 8, quando se estima que o asteroide chegue ao ponto mais próximo da Terra.
Os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas.
Embora esse asteroide costume realizar uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos.
Durante o monitoramento, os cientistas utilizarão as antenas de Goldstone e Arecibo para rebater ondas de rádio no asteroide.

Os ecos das ondas servirão para conhecer detalhes da superfície, forma, dimensões e outras propriedades do corpo celeste.

As observações que o radar de Arecibo fez do asteroide em 2010 mostram que sua forma é quase esférica e viaja lentamente, com um período de rotação de aproximadamente 18 horas.

Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial desse tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028.

A Nasa detecta e rastreia habitualmente os asteroides e cometas que passam perto da Terra usando telescópios terrestres e espaciais com seu programa Observação de Objetos Próximos à Terra, apelidado de Spaceguard, para detectar se algum pode ser potencialmente perigoso ao planeta.

0 comentários:

Postar um comentário