Chuvas se intensificarão até março | Currais Novos News

Pages

Chuvas se intensificarão até março


O inverno vai chegar mais cedo em 2012. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o volume de chuva que cairá nos três primeiros meses de 2012 será igual ou maior do que a registrada no mesmo período deste ano. Isso acontecerá graças ao fenômeno "La Niña", que permanecerá sobre o Oceano Pacífico Equatorial, provocando anomalias positivas da temperatura da superfície do mar.

Para a agricultura de sequeiro é uma boa notícia, embora os trabalhadores recebam as previsões com bastante desconfiança. Grande parte prefere ainda esperar a opinião dos chamados "profetas" que se utilizam de experiências empíricas com elementos da natureza (fauna e flora) para indicar o melhor período do plantio.

O diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (FETARN), Manoel Cândido, explica que as chuvas de final de ano ocorridas no semiárido são comuns e não significam inverno. Mesmo assim, sugere que os agricultores devam se preparar para um bom período chuvoso.
 
O agricultor Fábio Dantas, proprietário de uma área em Apodi, disse estar animado. Ele não abre mão das previsões meteorológicas, tanto que está com uma experiência de plantio de milho com outros trabalhadores na Secretaria Municipal de Agricultura. De acordo com ele, já a partir do dia 9 de janeiro será iniciado o corte de terra no município, mesmo no seco. "É que tem região de Apodi que se não cortar agora, quando chover não serve para cortar", completou.

0 comentários:

Postar um comentário