Estiagem obriga Caern a utilizar caminhões-pipa para levar água a cidade de Luis Gomes | Currais Novos News

Pages

Estiagem obriga Caern a utilizar caminhões-pipa para levar água a cidade de Luis Gomes


Luis Gomes (RN) - Para garantir o abastecimento de cerca de 11 mil habitantes do município de Luís Gomes, a 442 quilômetros de Natal, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e o Exército brasileiro estão mobilizando nove caminhões-pipa, que realizam quatro viagens por dia a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Rafael, a 40 quilômetros de distância de Luís Gomes. Segundo o gerente da Companhia em Pau dos Ferros, Djalma Viana Neres, o maior desafio nesta operação de atendimento à demanda básica da cidade, desde que o açude Dona Lulu Pinto secou, não é vencer o caminho que separa a fonte alternativa da sede municipal mas a altitude, pois a cidade que está sendo abastecida emergencialmente está 700 metros acima do nível do mar.

Os caminhões, dois contratados pela Caern e sete do Exército, realizam quatro viagens por dia, transportando oito mil litros de água tratada por viagem. O líquido é colocado em caixas d'água com capacidade para armazenar 10 mil litros cada uma. Ao todo, oito caixas estão sendo abastecidas de água para armazenar o líquido e permitir o acesso à população. Djalma estima que mais 10 bombas possam ser instaladas na região já na próxima semana. Esses dispositivos possuem quatro torneiras para atender aos moradores da cidade e estão espalhados em pontos estratégicos da sede municipal. A partir das 7 horas, a população pode comparecer aos locais de distribuição com seus vasilhames para se abastecer. O fornecimento pela Caern está sendo feito de segunda-feira a sábado.

A Caern está analisando estudos para identificar a alternativa mais adequada para levar água do açude do Gessen ou do Saco, como é mais conhecido o manancial situado no município de Major Sales, para atender a Luís Gomes, como forma de minimizar problemas de abastecimento, efeitos das estiagens como a que ocorre na região atualmente.

OUTRAS CIDADES


Além de Luís Gomes, a Caern também está atendendo a outros dois municípios da região que estão recebendo água, diariamente, por intermédio de carros-pipa: Antônio Martins, que começou a ser atendido em julho deste ano e, João Dias desde a semana passada. Na primeira são 1.000 famílias que estão sendo abastecidas após o açude dos Porcos, manancial que abastecia Antônio Martins, secar. Em João, a Companhia está fornecendo água para pelo menos 300 famílias. Lá, poços tubulares e um cacimbão secaram e foi preciso a ação da empresa para suprir as necessidades dos moradores.

Por Assessoria Caern

0 comentários:

Postar um comentário