POLÍCIA DETÉM COMANDANTE DO NAVIO QUE NAUFRAGOU NA ITÁLIA | Currais Novos News

Pages

POLÍCIA DETÉM COMANDANTE DO NAVIO QUE NAUFRAGOU NA ITÁLIA

O comandante do navio Costa Concordia, Francesco Schettino, e um dos oficiais, Ciro Ambrosio, foram presos neste sábado (14). O navio, com mais de 4.000 passageiros, naufragou nesta madrugada num banco de areia perto da ilha de Giglio, na Itália. Ao menos três pessoas morreram e dezenas ainda estão desaparecidas.
Veja fotos do acidente
Grupo de brasileiros que estava em navio já segue viagem 
Navio teria alterado rota para evitar tragédia maior
De acordo com os jornais italianos Corriere della Sera e La Republica, a prisão foi confirmada pelo promotor-chefe Francesco di Grosseto Verus, que interrogou o comandante por várias horas. As acusações podem ser homicídio múltiplo e abandono do navio afundando enquanto ainda havia passageiros a serem resgatados.
As ações do comandante, de 52 anos e de origem napolitana, e seu primeiro oficial estão sendo estudadas pelos investigadores. Segundo o comandante, a rocha sobre a qual o navio encalhou não estava descrita na carta náutica.
De acordo com o procurador Francesco Verus, o impacto ocorreu às 21h45, "mas não foi sentida imediatamente a capitania”, informa o Corriere della Sera.
Brasileiros 
A empresa Costa Cruzeiros anunciou a nacionalidade e o número exato de passageiros a bordo Concorde. Ao todo, haviam 3.216, sendo a maioria de italianos (989), alemães (569), franceses (462), espanhois (177), croatas e americanos (respectivamente 129 e 127) e 56 de outras nacionalidades. A estes devem ser adicionados os 1.013 membros da tripulação. As informações são do jornal Corriere della Sera.
O consulado do Brasil em Roma informou que 53 brasileiros estavam no navio. Segundo o consulado, a empresa Costa Cruzeiros, dona da embarcação, disse que 47 dos brasileiros eram passageiros e os outros seis, tripulantes. Até o momento, não há informações de brasileiros entre os mortos, feridos e desaparecidos.
"Vivemos momentos de caos", afirma família que estava na embarcação
Brasileiro relata 'pânico' ao entrar em bote salva-vidas
Um grupo de 26 brasileiros que estava no navio já está a caminho de Milão, segundo a embaixada brasileira na cidade. O telefone de emergência do Consulado Brasileiro em Milão é 00xx39 335 727 8117 e do Consulado Brasileiro em Roma, 00 39 333 1184 682.
Ajuda
Na ilha de Giglio as autoridades convocaram a população para ajudar na acolhida aos passageiros do cruzeiro. Moradores abriram suas casas para receber os viajantes, assim como centros esportivos e a pequena igreja da localidade serviram de abrigo. Centenas de habitantes que durante o inverno vivem na ilha ofereciam alimentos e deram o conforto às pessoas que chegavam à ilha.
Algumas lojas abriram durante a noite e a população cedeu cobertores e roupas para que não passassem frio. Sobre os eventuais atrasos no salvamento, a Capitania dos Porto de Grosseto, à qual Giglio é ligada, anunciou a abertura de uma investigação. O capitão de corveta Emilio do Santo admitiu os atrasos. A embarcação envolvida no acidente é o cruzeiro "Costa Concordia", a maior italiana de passageiros, pertencente à companhia "Costa Cruzeiros". O navio encalhou por causas ainda desconhecidas e está escorado a 80 graus em uma região arenosa com profundidade de 30 metros.


Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário